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R$760,00 R$661,00
RESIDÊNCIA EM S. MENTAL IPUB/UFRJ – 2026

Descrição

PREPARATÓRIO

Residência Multiprofissional em
Saúde Mental – IPUB/UFRJ
Turma online e  ao vivo

Público Alvo:
Psicólogas/os, assistentes sociais, enfermeiras/os, terapeutas ocupacionais

INVESTIMENTO: R$760,00
por: R$ 661,00 

*pgto no cartão ou transferência bancária/PIX
*Nos consulte sobre o parcelamento em 2 (DUAS) vezes sem juros

NO CONCURSO 2024/25  nossos alunos conquistaram três das cinco vagas oferecidas (1º, 2º e 4º lugares) + o 2º lugar em enfermagem! 

SOBRE O CONCURSO 2026
20 vagas – 05 vagas para cada categoria
Bolsa: R$ 4.106,09
Inscrição: 22/9/25 até 24/10/25
Provas: 
1ª etapa:30/10/25–  prova objetiva – 50 questões
2ª etapa –  30/10/25-  prova prática – análise e discussão por escrito de uma situação-problema
3ª etapa – 18/11 /25 – prova oral

As Residências e Cursos de Especialização/estágio na modalidade de residência multiprofissional, com duração de dois anos, tem a proposta de treinamento em serviço, ao longo dos quais o aluno recebe uma bolsa de estudos.
Unindo atividades teóricas e práticas, tais como: idas a campo, contato com pacientes, trabalho em equipe, além de aulas e supervisões, ao fim desta experiência, o aluno é um profissional apto a entrar no mercado de trabalho.

EDITAL

Nossos professores estão inseridos na prática da saúde mental e, por isso, qualificados nas discussões da Reforma psiquiátrica, seus avanços, questionamentos e momento atual, em interlocução com os pressupostos da saúde pública.

*Acesse a lista nominal dos alunos aprovados em nosso site.

Carga Horária

40h

Início e programação

=> Início: Imediato! Primeiras aulas disponíveis!  100% vídeo-aulas!
=> Aula inaugural das aulas ao vivo: 13/10*, segunda-feira, das 19h às 20h30.
=> As aulas ao vivo serão durante a semana à noite  (19h às 20h30) e se necessário, nas manhãs de sábado.
=> Encerramento previsto: 25/10/25*
* Esta data pode ser alterada caso seja necessário.
=> As aulas serão gravadas “ao vivo” via plataforma MEET, e ficarão disponíveis para acesso posterior na turma.
=> Prazo previsto para publicação do último vídeo: até 4 dias antes da aplicação da prova.
=> Data limite prevista para o acesso das aulas: 30 (trinta) dias após a realização da prova
=> Material didático => arquivos em PDF que poderão ser baixados.

Coordenação

Monique Brito

Corpo docente

  Gisele Bandeira, Joyce Brito, João Vinicius, Monique Brito, Priscila Coimbra Taina Rocha, entre outros

Programa

O conteúdo contempla todos os textos publicados no edital.

  1. S ABRASCO. “Fundamentos da atenção primária no sistema único de saúde” in Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde. Bases para uma atenção primária à saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e proposições– Rio de Janeiro: ABRASCO, 2022.p.3-10
  2. AMBROSIO, L e SILVA, C.R.(2022). Interseccionalidade: um conceito americano e diaspórico para a terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30, e3150.
  3. BARDI, G. (2022). A questão das drogas e a Terapia Ocupacional: Uma reflexão a partir de premissas marxistas. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 6(4), 1462-1473.
  4. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2ª Ed 2008. Capítulos 24 a 33 (p. 293-351)
  5. DAVID, Emiliano de Camargo e Vicentin, Maria Cristina Gonçalves- PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA REDE DE ATENÇÃOPSICOSSOCIAL Dossiê PSICOLOGIA SOCIAL E ANTIRRACISMO: compromisso social e político por um outro Brasil • Soc. 35 • 2023 • IPUB 2023
  6. DAVID, E. C, VICENTIN, M. C. G, SCHUCMAN, L. V. Desnortear, aquilombar e o antimanicolonial: três ideias-força para radicalizar a reforma psiquiátrica brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. e04432023,
  7. David, E.C., Vicentin, M.C.G. Nem crioulo doido nem negra maluca: por um aquilombamento da Reforma Psiquiátrica Brasileira. RIO DE JANEIRO, V. 44, N. ESPECIAL 3, P. 264-277, OUTUBRO 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/j/sdeb/a/pD3P9BXwjVWns4VKfL6jr4s/?lang=pt
  8. Desinstitucionalização: da saída do manicômio à vida na cidade: estratégias de gestão e de cuidado. Brasília: (s.n) 2023.
  9. DIAS, M.K.; FERIGATO, S.H.; FERNANDES, A.D.S.A. Atenção à Crise em saúde mental: centralização e descentralização das práticas. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, n. 2 [Acessado 28 agosto de 2023 , pp. 595-602.Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2020.v25n2/595-602/ https://www.scienceopen.com/document?vid=907c164f-a9fc-4add-8edc-eca6cf27a1d1 Ou
  10. FAUSTINO, Deivison Mendes e OLIVEIRA, Maria Clara dos Santos . FRANTZ FANON E AS MÁSCARAS BRANCAS DA SAÚDE MENTAL: SUBSÍDIOS PARA UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL. Revista da ABPN • v. 12, n. Ed. Especial– Caderno Temático: “III ANPSINEP- Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es” • outubro de 2020, p. 6-26. Disponível https://pdfs.semanticscholar.org/cac5/de664f7c3ecab46f27fa667b573a020ef057.pdf em:
  11. FREUD, S. A perda da realidade na neurose e na psicose (1924). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard. v. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 2009.
  12. GUSMÃO ROM, VIANA TM, Araújo DD, TORRES JD’ARV, Silva RF Junior. Atuação do enfermeiro em saúde mental na estratégia de saúde da família. J Health Biol Sci. 2022; 10(1): 1-6 .
  13. LIMA, Rita de Cássia Cavalcante; ROCHA, Andréa Pires; VALE, Juliana Batistuta; FONSECA, Adriana Pereira da. Políticas sociais sobre drogas: um objeto para o Serviço Social brasileiro. In: Argumentum, Vitória (ES), v. 7, n.1, p. 26-38, jan./jun. 2015.
  14. MERHY, E.E; GOMES, M.P.C. et al. Redes Vivas: multiplicidades girando as existências, sinais da rua. Implicações para a produção do cuidado e a produção do conhecimento em saúde. In: Redes de Atenção à Saúde: construindo o cuidado integral. Revista Divulgação em Saúde para Debate. Número 52- Rio de Janeiro, outubro 2014, p.153- 164.
  15. MORETTO, Maria Lívia Tourinho. A importância da escuta do sofrimento na formação e nas práticas de cuidado em saúde. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e15531-e15531, 2023.
  16. MOHR, K.; LAVALL, E.; VIAN, A. C. W.; LOHMANN, P. M.; MEDEIROS, C. R. G.; SILVA, F. M. da; MENEGALLI, V. Inserção e cuidado à família no centro de atenção psicossocial. Saúde Coletiva (Barueri), [S. l.], v. 13, n. 85, p. 12522–12535, 2023. DOI: 10.36489/saudecoletiva.2023v13i85p12522-12535. Disponível https://www.revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1923. em:
  17. OLIVEIRA, G.M e DALTRO, M.R. ‘Coringas do cuidado’: o exercício da interprofissionalidade no contexto da saúde mental In: Saúde em Debate v. 44 n. Especial 3– Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira. 2020. P.82-94
  18. ONOCKO, C.R.. Clínica: a palavra negada– sobre as práticas clínicas nos serviços substitutivos de Saúde Mental. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 25, n. 58, p. 98-111, maio/ago. 2001.Disponível https://scholar.google.com.br/citations?user=GUElfsYAAAAJ&hl=pt-BR em
  19. PASSOS, R. G. et al.Comunidades terapêuticas e a (re)manicomialização na cidade do Rio de Janeiro.Rev. Argum. Vitória, v. 12, n. 2, 2020.
  20. Passos, R. G. (2024). Construindo diálogos e provocações: contribuições teóricas e políticas sobre saúde mental, racismo e violência. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 22(55).
  21. SARACENO, B. A cidadania como forma de tolerância. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, n. 2, p. 93-101, maio/ago.
  22. Santos MSS, Pinto CMI, Moura VCS, Silva GNS, Laurindo RP. Conversações na disciplina Tópicos nas relações étnico-raciais: ensinamentos de bell hooks na educação emEnfermagem.Disponível em:
  23. SANTOS, L.M.R.; RAMPONI, K.P.; FERREIRA, RS. Acolhimento Noturno no Centro de Atenção Psicossocial III: uma perspectiva da enfermagem em saúde mental. In: HUMEREZ, D.C. (org). Diretrizes Nacionais de Enfermagem em Saúde Mental. Brasília: COFEN, 2022. p.345-356. Disponível em:
  24. Silva, N., Barros, S., Azevedo, F., Batista, L. & Policarpo, V. (2017) O quesito raça/cor nos estudos de caracterização de usuários de Centro de Atenção Psicossocial. Saúde e Sociedade, 26(1), 100-114. https://www.scielosp.org/article/sausoc/2017.v26n1/100-114/ Disponível em:
  25. SILVA, P. O. et al. Cuidado Clínico de Enfermagem em Saúde Mental. Enfermagem da UFPE on line; 12 (11): 3133-3146, novembro 2018.
  26. SILVA, J. C. P. e R. e SANTOS. L. C. dos S. Redução de Danos e sua potencialidade como ferramenta antirracista na Atenção Psicossocial. Universidade Federal do Maranhão. Revista de Políticas Públicas, vol. 25, núm. 2, pp. 720-737, 2021.
  27. SILVA, Luan Layzon Souza; LEITE JUNIOR, Francisco Francinete; NASCIMENTO, Isaac Marlon Vasconcelos do. Saúde mental e o cuidado à população LGBTQIAPN+: orientação sexual e diversidade de gênero como determinantes sociais da saúde. Revista Sustinere, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 167–190, 2023. DOI: 10.12957/sustinere.2023.55434.
  28. Schenkel JM, Silva GW dos S, Amorin AK de MA, Miranda FAN de, Carvalho JBL de, Ribeiro SEA, et al. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poéticoteatral de uma ocupação da cidade. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2022Jan;27(1):39–48.

Regulamento

1. O acesso à transmissão online (on demand) é pessoal e intransferível. A cessão da senha a terceiros acarretará a exclusão do acesso à transmissão até o fim do curso, sem que o aluno tenha direito a indenização ou restituição de pagamentos feitos. Presume-se a cessão indevida em caso de acessos simultâneos. Cada vídeo de aula gravada poderá ser acessado pelo aluno até 4 (quatro) vezes.

2. Não é permitida a reprodução, gravação ou a exploração comercial ou gratuita do conteúdo do curso adquirido. Todos os direitos estão reservados aos seus titulares e ao Curso Estudo Dirigido PSI.
3. Qualquer pergunta sobre matéria dada em aula deve ser feita através do e-mail indicado pelo Estudo Dirigido PSI.
4. A conexão 3G não é indicada para o acesso à transmissão online das aulas, assim como a conexão em banda inferior a 1 mb/s.
5. Regras sobre desistência e troca:
5.1 Quando manifestada a desistência após o início do curso, a devolução do preço pago pelo aluno será proporcional às aulas cujos vídeos ainda não tiverem sido disponibilizados até o momento da formalização do pedido, com desconto de 18% sobre o valor total do curso, a título de multa rescisória. Os valores proporcionais aos vídeos já disponibilizados no sistema não são restituíveis, ainda que o desistente não tenha assistido às respectivas aulas;
5.2 Após a disponibilização de mais de 50% (cinquenta por cento) das aulas deste produto, a compra não poderá ser cancelada.
5.3 Se o curso já tiver iniciado, e as gravações não tenham sido finalizadas, será descontado o valor proporcional das aulas já disponibilizadas (assistidas ou não), bem como incidirá multa rescisória de 18% (dezoito por cento) sobre as aulas não postadas.
5.4 Se houver saldo a restituir, este poderá, a critério do aluno, ser convertido em créditos. Optando pelo crédito, o aluno ficará isento da multa rescisória e receberá, no período de até 10 dias úteis, um código de desconto no valor do saldo remanescente, para ser utilizado em novas compras no site do Curso Estudo Dirigido Psi.
5.5 Formalizada a desistência, o aluno desistente não terá mais acesso ao ambiente virtual do curso, perdendo, assim, a possibilidade de assistir a qualquer aula deste;
5.6 A troca de um curso contratado por outro, presencial ou online, depende da existência de créditos em poder do aluno, apurados nos mesmos moldes estipulados nas regras anteriores para o caso de desistência, bem como da existência de vaga no curso desejado e da concordância do Estudo Dirigido PSI.
6.Data limite para o acesso das aulas: 30 (trinta) dias após a aplicação da prova.
7. Caso não tenha documento por escrito manifestando o contrário, o aluno AUTORIZA o uso de sua imagem em todo e qualquer material entre fotos, vídeos, documentos e outros meios de comunicação, para ser utilizada em campanhas promocionais e institucional do ESTUDO DIRIGIDO PSI EIRELE-ME.
8.Ao comprar o curso, o aluno declara-se ciente de todas as condições.

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