Todas as referências bibliográficas do edital.
LEGISLAÇÃO
- Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Revista e atualizada.
- Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.
- Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009. Institui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra Política.
- Portaria nº 2.836, de 01 de dezembro de 2011. Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT).
- BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Dispõe sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da
Trabalhadora. (Consolidada na Portaria de Consolidação nº 2/2017/
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.
ASSUNÇÃO, I. et al. Cirurgia cardíaca: manifestações psicológicas do paciente no pré e pós-operatório.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
CAETANO, B. L.; SANTEIRO, T. V. Atendimento psicológico grupal: experiências de usuários de serviços do Sistema Único de Saúde.
CASTRO, Helena Battendieri Brotero de; BARROS, Carolina Valério. Tudo começa no hospital: narrativas maternas sobre a hospitalização do bebê cronicamente adoecido.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)/Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2019,
FREUD, Sigmund (1914). Sobre o narcisismo: uma introdução. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund
Freud, vol. XIV, pp.77-108. Rio de Janeiro: Imago,1996.
FREUD, Sigmund (1919). O estranho. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVII.
KAMERS, Michele. A fabricação da loucura na infância: psiquiatrização do discurso e medicalização da criança. Estilos da clinica, São Paulo,
LUCCHESI, F.; MACEDO, P. C. M.; DE MARCO, M. A. Saúde Mental na Unidade de Terapia Intensiva.
MEJRAS, N. P. Modalidades de atuação e pesquisa em psicologia clínica. Psicologia: Teoria e Pesquisa,
MUCIDA, Ângela. O Sujeito não envelhece: psicanálise e velhice. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
RASERA, E. F., ROCHA, R. M. G. Sentidos sobre a prática grupal no contexto de saúde pública. Psicologia em Estudo, Maringá,
SOARES, L. C. R.; MACHADO, A. C. A. A psicologia hospitalar na terminalidade da vida: um estudo de revisão.
SOUZA, Leonardo Pereira de; WAGNER, Débora. Pontos comuns e estratégias para a escrita do psicólogo em prontuário único: relato de experiência.